segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Quinta das Cores

I Quadro

            Na aldeia havia uma Quinta muito grande e repleta de flores e objectos coloridos. Parecia mesmo uma Quinta dos contos de fadas. Um dia, uma Menina, que passava lá todos os dias, resolveu espreitar para admirar aquela paisagem que a faziam soltar pulos de alegria no caminho para a Escola.
            No momento em que resolve subir a uma árvore para ver melhor, depara-se com outros meninos lá dependurados:
Menina: Olá!
Menino 1: Olá!
Menina: Quem são vocês?


Menino 1: Nós somos uns meninos que moram aqui perto e vínhamos ver o que se está a passar nesta Quinta, porque andam a entrar e a sair muitos camiões e temos medo que queiram destruir este terreno tão lindo. Os donos destes terrenos são muito nossos amigos, fazem todos os anos na Primavera uma festa para as pessoas da aldeia e se houver algum problema queremos ajudá-los.
Menina: Mas não deve ser nada. Senão já teriam chamado a polícia.
 Menino 1: Não sabemos. Só vimos que um dos camiões trouxe há alguns dias uns caixotes grandes e vem cá outro, de vez em quando, e despeja o que está nesses caixotes junto à casa.
Menina: Não devem ser as lindas flores, porque se o fossem nós notávamos a sua falta.
Menino 2: E se tentássemos falar com o Sr. António para saber o que se passa?
Todos (menos a Menina): Vamos! Vamos!
Menina: Calma! Temos de pensar primeiro.
Menino 1: Pensar, por quê?
Menina: Porque se houver algum problema com os dono da quinta não o vamos poder ajudar se os camiões nos virem aqui. Temos de esperar que os Camiões se vão embora e depois tocamos à campainha.
Menino 2: Está combinado. Vamos esperar que saiam todos e depois vamos.
(O camião sai da quinta e passa na Estrada)
Menina: Bem, eu não conheço o Senhor, por isso vão vocês à frente e perguntem o que se passa.

II Quadro

(Ao aproximar-se da casa, o sr. António vê  os Meninos e grita para dentro de casa)

Sr. António: Maria! Ó Maria!
Maria (Esposa do Sr. António): O que se passa? Viste o Lobo?
Sr. António: São os catraios que nos vêm visitar.
Maria: Pois são… Ó meus lindos, o que fazem aqui.
Menino 1: Mas vocês estão bem?
Sr. António: Estamos muito bem, mas por quê?
Menino 1: Porque temos visto a entrar e sair muitos camiões e vimos eu levam alguma coisa daqueles caixotes, por isso decidimos vir ver se não lhes estavam a fazer mal ou a roubar alguma coisa deste seu terreno.
Sr. António (rindo): Não! Claro que não! Vocês sabem bem que estas terras estão bem protegidas pela natureza. Os camiões que vocês têm visto são os camiões que vêm buscar material para a reciclagem. Mas antes de eu vos explicar o que isso é, quero que me digam quem é esta menina tão bonita.
Menino 2: É verdade! Nós também ainda não sabemos de onde vem… Com a preocupação nem lhe perguntámos mais nada.
Menina: Eu sou uma menina da outra aldeia. Como a minha escola vai fechar eu tive de vir estudar para esta terra.
Menino 1: Viva! Viva! Vamos ter uma nova amiga na nossa escola.
Sr. António: Muito bem. Agora que nos conhecemos todos, a Maria vai lá dentro preparar um lanche para todos enquanto e vos vou explicar o que é a ‘Reciclagem’, pode ser Maria?
Maria: Claro que sim!
Sr. António: Então vamos lá começar: A estes recipientes, que vocês chamaram de caixotes, chamam-lhe ECOPONTO. É um conjunto de recipientes que servem para deitar aqueles lixos sólidos como o vidro, o metal, o plástico e o papel. Para que não houvesse confusão colocaram três core diferentes: O vidro vai para o verde. O metal e o plástico para o Amarelo e o Cartão para o Azul.
Maria: E pode ir todo o papel?
Sr. António: Todo não. Só aquele que está mais limpo. O papel de guardanapo e higiénico não podem ir. Esses têm que ir para o lixo orgânico, que é para onde vai todo o lixo que não se pode reciclar.
Menino 2: E por que é que faz reciclagem?
Sr. António: Para não poluir o ambiente, que já está muito mau. Como aqui temos muito lixo, porque temos que tratar as nossas flores, a nossa quinta quis ser defensora do meio ambiente, para que a natureza continue a proteger este lindo jardim.
Menina: Ó senhor António, eu gostava que me falasse das suas flores. Como é que consegue fazer com que a sua quinta tenha tantas cores?
Sr. António: Sabes Maria, eu sempre gostei de flores e por isso vou semeando flores de cores diferentes para que esta quinta seja sempre a mais bela e tenha de todas as flores.
Maria: Eu gostava muito de fazer esta combinação de flores, mas não tenho terreno para fazer isto.
Sr. António: Não precisas. Quando fores maior podes trabalhar numa Florista. E, nesse momento, podes fazer os arranjos mais lindos. Mas nunca te esqueças: tens de tratar as flores com muito carinho porque quando damos uma flor estamos a dar um bocadinho de nós à outra pessoa.
Maria: António, anda para dentro e trás os meninos. O lanche está pronto.
Sr. António: Vamos então lanchar todos. E tu (apontando para a Menina) já estás convidada para a festa que vamos fazer para a próxima semana, mas tens de trazer também os teus pais.
(Vira-se para o público)
E vocês não se esqueçam de proteger a natureza e as lindas flores. Beijinhos…
(saem todos a dizer adeus e a atirar pétalas ou flores)

1 comentário: