segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Pintas ensina a Reciclar


   TEXTO: Pedro Miguel Sousa  
ILUSTRAÇÕES: Isa Simas

Naquele dia, Pintas só entrava na sua nova Escola à tarde. Pegou na sua bicicleta e dirigiu-se à Escola dos mais pequeninos. Na mochila levava uma cartolina, alguns marcadores, latas e sacos de plástico, caixa de papel e frascos de vidro.
Ao chegar à Escola, os meninos aperceberam-se e logo a algazarra começou. Todos se levantaram para cumprimentar o Pintas. Até a Professora ficou alegre por ver novamente ‘o pestinha’ na sua sala.
- Pintas, o que andas a fazer? – Pergunta a Professora.


- Venho pedir-lhe que me deixe explicar as regras da reciclagem, a política dos três R’s!
            A professora, espantadíssima, logo disponibilizou o seu lugar e foi-se sentar no fundo da sala.
            O Pintas começa por agradecer a forma calorosa com que tinha sido recebido e pediu que, a partir daquele momento, tratassem da mesma maneira o Meio Ambiente, visto que este se encontra ‘meio adoentado’. De imediato, puxou pela cartolina da mochila e afixou-a no quadro de cortiça, desenhou o símbolo da reciclagem e começou a explorar as técnicas: «A natureza precisa de ser tratada com carinho, porque senão qualquer dia não temos ar para respirar. Quando fazemos lixo, este pode ser reciclado, isto é, podemos voltar a utilizar o mesmo material se for tratado. Embora haja resíduos que não se podem reciclar, o lixo orgânico, que é o lixo que está ‘mais sujo’, o papel, metal e plástico e vidro pode-se transformar novamente em material bom! Querem ver? Não custa nada! Basta: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Para isso, em primeiro temos de tentar fazer menos lixo, mas quando não é possível, só precisamos pegar nele e colocar no ECOPONTO: No Azul – cartão; no verde – o vidro e para o Amarelo – plástico e metal. E mais uma coisinha, já me esquecia, as pilhas vão para o mais pequenino.
- Não custa mesmo nada! – Disse a Carolina.
- Vou dizer à minha mãe para fazer também lá em casa – Acrescentava o João.
            Toda a turma desatou a rir, a bater palmas e a gritar: ‘Viva o Pintas – Viva!’
            Para finalizar, o Pintas trouxe uma surpresa: Pediu à Professora umas caixas, despejou a sua mochila no chão e, depois de se colocarem todos em roda (até a professora), começou o jogo da Reciclagem: ‘Cada um dos meninos apenas tinha que colocar um dos objectos espalhados no respectivo caixote.’
            A aula terminou com um lanche oferecido pela Escola e os alunos, em tom de brincadeira, estavam atentos aos seus colegas, para ver onde iam colocar o lixo que faziam. Até houve quem fizesse que ia colocar nos errados, só para que todos começassem a assobiar ou a gritar.
Foi uma festa em grande!
 (in Caderno Cultural do Jornal Povo de Fafe)

Sem comentários:

Enviar um comentário